top of page

Receba notícias por e-mail!

Gilmar Júnior defende botão de pânico para segurança de profissionais de saúde


ree

Deputado apresentou projeto de lei para instalação dos botões de pânico em Pernambuco


Representante da enfermagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Gilmar Júnior (PV) busca aumentar a segurança dos profissionais de saúde do Estado durante o exercício de suas funções.


Para isso, ele apresentou um projeto de lei na Casa determinando a instalação do botão de pânico nas unidades de saúde públicas. O equipamento é um dispositivo eletrônico de segurança que deve auxiliar os trabalhadores a se protegerem contra agressões nas unidades.


A proposta foi publicada, nesta terça-feira (12), no Diário Oficial do Poder Legislativo e vai ser distribuída para as comissões da Assembleia.


Botão aciona 190


De acordo com o projeto, o botão de pânico poderá ser ativado por profissionais de saúde que se sentirem ameaçados e ameaçadas. O equipamento enviará um sinal de alerta de risco para o telefone 190 da Secretaria de Defesa Social/COPOM, que acionará a viatura mais próxima do local.


Os postos de saúde de cidades que tiverem Guarda Municipal ou segurança privada deverão ser incluídos no protocolo de pronto atendimento, respeitada a área de jurisdição.


Detalhamento do que será considerado violência


O projeto de Gilmar Júnior detalha o que deve ser considerado violência contra funcionários nas unidades: “qualquer ação ou omissão decorrente, direta ou indiretamente, do exercício de sua profissão, que lhe cause morte, lesão corporal, dano psicológico ou psiquiátrico ou dano patrimonial, incluindo-se, ainda, a ameaça à sua integridade física”.


Gilmar Júnior ressaltou as pesquisas recentes, que mostram que cerca de 80% dos profissionais de saúde reclamam já ter sido vítimas de algum tipo de agressão no local de trabalho. São xingamentos, violência física e até ameaças de morte.


“Diante disso, a instalação do botão de pânico é de suma importância para mobilizar de forma rápida as autoridades policiais ou a Guarda Municipal, e ainda, a própria segurança privada da unidade de saúde, impedindo e prevenindo essas ocorrências de violência no ambiente de saúde”, destacou o parlamentar.

Comentários


Notícias Gilmar _Fique por dentro!  (8)_edited.png

Rua da União, 397, Boa Vista, Recife,
Pernambuco, Brasil, CEP: 50050-909

 

Copyright © 2025 Gilmar Júnior • Todos os direitos reservados

bottom of page